Imprensa > Release

CCXP24: Festival reforça compromisso com cinema nacional e aposta em conteúdos do leste asiático

A CCXP24, o maior festival de cultura pop do mundo, divulga os resultados de sua décima primeira edição, realizada de 5 a 8 de dezembro, no São Paulo Expo. O evento reuniu 287 mil visitantes ao longo de quatro dias e foi palco de lançamentos nacionais, como as exibições de Auto da Compadecida 2 (H2O e Conspiração) e Chico Bento e a Goiabeira Maravilhosa (Mauricio de Sousa Produções e Paris Filmes). Também foram apresentados conteúdos exclusivos de franquias de Crunchyroll, Globoplay, Disney+ (com título vindo da Coréia do Sul), Lionsgate, Paris Filmes, Paramount+, Paramount Pictures, Prime Video, Sony Pictures e Warner Bros Discovery - este último, que promoveu a pré-estreia de O Senhor dos Anéis: A Guerra dos Rohirrim durante a spoiler night. Um dos destaques foi a curadoria original do evento, que ganhou reforço com a estreia de dois novos palcos: Omni e Universe.

O sucesso de público refletiu também no âmbito comercial, com o recorde de 120 marcas participantes — 15 a mais que no ano anterior — distribuídas pelos 115 mil m² do pavilhão. A edição foi marcada ainda pela estreia de Riot Games e Gullane Films como content partners , que trouxeram painéis de Arcane (Netflix) e Senna (Netflix), respectivamente, além da Audible, o serviço de streaming de audiolivros da Amazon. Este ano, a CCXP também bateu recorde nas atividades de fotos e autógrafos, com mais de 7 mil sessões resgatadas entre atividades pagas e gratuitas, envolvendo artistas convidados e criadores de conteúdo. Para que os fãs se organizem, a organização confirma a CCXP25, que acontece de 04 a 07 de dezembro de 2025, no São Paulo Expo, em São Paulo, e reforça a segunda edição da CCXPMX, marcada para 30 de maio a 01 de junho, na Cidade do México, já anunciada em outubro deste ano.

CCXP: um produto global, epicamente produzido no Brasil

A CCXP reforça seu papel como principal evento mundial a receber conteúdos globais. Durante a edição de 2024, foram apresentados lançamentos de novas temporadas de Fire Force (Crunchyroll), Invencível (Prime Video), A Roda do Tempo (Prime Video), Reacher (Prime Video), Ruptura (Apple TV+) e Yellowjackets (Paramount+). Também foram reveladas novidades sobre Entre Montanhas (Apple tv+), Dexter: Pecado Original (Paramount+), Duna: A Profecia (MAX), Tua Culpa (Prime Video), Sonic 3 (Paramount Pictures), Bailarina (Lionsgate) e os animes Zenshu e Tobe Hero X (ambos da Crunchyroll).

No cenário nacional, o Globoplay apresentou lançamentos previstos para 2025, incluindo a nova versão de Vale Tudo, além das produções exclusivas Vermelho Sangue, Guerreiros do Sol, Reencarne e os realities Terceira Metade e Túnel do Amor (em sua quarta temporada). Outros destaques nacionais incluíram A Outra Forma (Estúdio Giz), Senna: Busque a Sua Verdade (Senna Brands) e o primeiro longa-metragem produzido pelo Jovem Nerd, A Própria Carne.

Momento especial, o homenageado da CCXP24, o ator e diretor Wagner Moura participou de um painel com lotação máxima no Palco Thunder by Claro tv+, onde foi ovacionado ao por sua carreira no Brasil e em produções estrangeiras, como em Narcos (Netflix), Agente Oculto (Netflix) Guerra Civil (A24).

Convidados pela organização do festival, se juntaram a edição os atores Matt Smith (Doctor Who e A Casa do Dragão), Giancarlo Esposito (Breaking Bad e O Mandaloriano), Daniel Sharman (Teen Wolf e Os Originais), Vincent Martella (Todo Mundo Odeia O Chris e Phineas & Pherb), Edgar Vivar (Chaves e Chapolin), Gui Agustini (X-Men’97) e Misha Collins (Supernatural). O otor Josha Stradowsk, de A Roda do Tempo (Prime Video) também teve atividades de Fotos & Autógrafos como convidado CCXP.

Reforçando o compromisso com o público em trazer todos os universos da cultura pop, a CCXP24 teve a estreia de dois novos palcos: Palco Universe, focado em conteúdos egressos do leste-asiático, com uma área imersiva - a cidade antiga de Manlar -, os desfiles diários de cosplayers e o Concurso Cosplay Master; e o Placo Omni, que reúne workshops e masterclasses de quadrinhos e colecionáveis.

Fizeram parte da edição nomes como Adam Scott, Alice Wegmann, Ana de Armas, Anya Taylor-Joy, Ben Schwartz, Humberto Carrão, James Marsden, Matheus Nachtergaele, Miles Teller, Misha Collins, Norman Reedus, Paolla Oliveira, Patrick Dempsey, Robert Kirkman, Sabrina Sato, Sandra Oh, Sarah Michelle Gellar, Selton Mello, Taís Araújo e Travis Fimmel.

Além do sucesso no presencial, toda a cobertura da CCXP por meio das plataformas proprietárias das marcas Omelete Company geraram 8.9 milhões de visualizações de vídeo, 20 milhões de impacto direto em redes sociais com alcance potencial de 913 milhões de usuários.

No âmbito social, a CCXP24 arrecadou um total de R$491 mil através do ingresso social e doações voluntárias durante o CBOLÃO, conduzido pelo streamer Baiano. Os valores serão distribuídos da seguinte forma: R$378 mil para a ONG Amigos do Bem e R$113 mil para o Hospital de Amor de Barretos. Reorganização do espaço

Para os visitantes de longa data, a CCXP24 trouxe mudanças na organização e distribuição que causaram surpresa para quem estava acostumado a ter o mapa do evento todo na cabeça. As mudanças mais impactantes foram a nova localização do Palco Thunder by Clato tv+ e do Palco Omelete by BB, que inverteram suas posições, com o objetivo de ganhar mais espaço de circulação e capacidade. Além dessas duas áreas, a Praça de Alimentação by Fanta foi expandida com um espaço externo e o mezanino foi aberto para circulação de público, aumentando a oferta de sanitários e pontos de hidratação.

Para Renato Fabri, CEO da CCXP e Chief Live XP Officer da Omelete Company, a mudança foi resultado de meses de pesquisa e colaboração com os times de arquitetura e engenharia. “Desde 2017, a CCXP ocupa toda a extensão do SP Expo. Neste ano, em 2024, realizamos uma otimização dos espaços de operação, com o objetivo de priorizar a experiência e o conforto do público. Essa reorganização melhora a circulação sem reduzir a capacidade total já disponível. Como resultado, ampliamos a capacidade de assentos no Palco Thunder e aumentamos o espaço dedicado à arena do Palco Omelete”, destaca o executivo.

Pluralidade Artística é destaque no Artists' Valley

O Artists' Valley, em 2024, é um palco de uma pluralidade artística sem precedentes. Reunindo, mais de 450 artistas de diferentes estilos, faixas etárias e origens, o espaço é um convite à celebração das diversas formas de expressão que ecoam na cultura brasileira e global. De narrativas inspiradas pela literatura de cordel até graphic novels de terror psicológico, o Artists' Valley provou que existem histórias para cada geração e interesse. Provando que, a pluralidade artística, não é apenas uma característica; é a essência que faz desse evento um espetáculo inesquecível para todos.

A edição trouxe também uma forte representatividade de mulheres, artistas não-brancos, pessoas LGBTQIAPN+ e artistas de diferentes regiões do Brasil, criando um line up repleto de estilos, culturas e histórias, reflexo da riqueza cultural que o Brasil tem a oferecer, com artistas que trazem diferentes perspectivas e experiências para suas criações.

Grandes performances marcam o Concurso Cosplay Master

O Concurso Cosplay Master mostrou, mais uma vez, porque é um dos momentos mais esperados do festival. Com apresentações de nível altíssimo, os 12 finalistas encantaram o público e os jurados. Dividido em cinco categorias (Figurino, Inventividade, Destaque, Performance e a grandiosa Master) , o concurso celebrou o talento e a criatividade de cosplayers de todo o país. Pry Felippe conquistou o título na categoria Cosplay Master, com uma interpretação de Alastor, do Hazbin Hotel. Emocionada, ela compartilhou sua jornada na competição: “É um concurso que eu tenho muito carinho, porque eu cresci muito aqui dentro. Desde 2016 eu já participo da CCXP. Eu sempre tive muito carinho, muita admiração por todo mundo que trabalha aqui. A equipe é incrível. Eu não esperava ganhar. Estou em choque ainda.”

Sobre a CCXP  
A CCXP é o maior festival de cultura pop do mundo. O evento, idealizado e produzido pela Omelete Company, já recebeu mais de 2 milhões de pessoas ao longo de todas as edições em São Paulo, uma edição da CCXP Tour em Recife e uma edição internacional da CCXP Cologne, na Alemanha. Com dois eventos digitais, sob o selo de CCXP Worlds, a marca alcançou uma audiência de mais de 7.5 milhões de usuários, distribuídos em 139 países. Com números e recordes próprios, a CCXP vai muito além das estatísticas: é um sentimento. Um lugar de pertencimento e liberdade, proporcionando experiências inesquecíveis para quem vai e impactando positivamente a sociedade. Tudo isso pode ser resumido pela palavra que simboliza a essência do festival: épico.

Em maio de 2025 o festival desembarca na Cidade do México para a segunda edição da CCXPMX. A CCXP25 está marcada para acontecer dos dias 04 a 07 de dezembro de 2025, no São Paulo Expo.

Approach Comunicação
João Ricardo Barbedo (atendimento) | joaoricardo.barbedo@approach.com.br | (21) 99992-0224 Lucas Alves (gerente) | lucas.alves@approach.com.br | (11) 986523851 Fabiana Guimarães (diretora) | fabiana.guimaraes@approach.com.br | (21) 98818-4845

RECEBA NOVIDADES

Inscreva-se para receber as últimas atualizações sobre a CCXP23 em primeira mão.